Qual o melhor Curso de Fotografia Online?

Eu comecei a fotografar porque achava sensacional alguém gerar um resultado fotográfico muito melhor que o meu usando a mesma câmera de celular que eu usava, alias, logo de cara já daremos a primeira dica: Com técnica e conhecimento é possível obter boas fotos com (quase) qualquer equipamento.

No começo não tinha intenção alguma de ser profissional da área mas realmente não estava satisfeita com os meus resultados. Aliás, diga-se de passagem, a maioria dos fotógrafos profissionais começam no ramo por hobby para depois transformarem suas habilidades em algo sério (e que dê retorno financeiro, afinal precisamos levar o leite das crianças).

Mas então chega um momento que todos (profissionais ou simples amantes da arte) fazem a mesma pergunta: Preciso fazer um curso de fotografia?

Esta é a dúvida mais comum entre as pessoas que querem se aprofundar no mundo das belas fotos.

Ao pesquisarmos sobre o assunto nos deparamos com algumas variáveis do tipo: Afinal, vale a pena fazer um curso online? Ele terá a mesma qualidade de um curso presencial? Mas com tantos tutoriais grátis no YouTube, vale a pena pagar por um?

Vamos ajudar você a desvendar esse mistério!

 

Depende de você!

Antes de mais nada é importante que você tenha algo em mente:

TUDO o que você fizer com dedicação e esforço dará certo!

Estamos falando de qualquer coisa que queremos na vida. Se você quer fazer faculdade para medicina, por exemplo, e não tem dinheiro para pagar um cursinho mega caro, com os melhores professores da cidade e com várias aulas de monitoria, com certeza você terá mais trabalho e terá que se dedicar mais que os seus concorrentes, mas com dedicação podemos qualquer coisa!

Por que estou falando disto? Simples, independente da forma que você escolher para estudar fotografia tenha em mente algo, os resultados só virão com o SEU esforço. Nem o melhor professor de fotografia te fará um bom fotógrafo se você não se empenhar.

 

Melhor curso de fotografia

 

Curso Presencial vs Curso Online, qual o melhor?

Antes de falarmos dos cursos online, vamos primeiro entender as vantagens e desvantagens em comparação com os cursos feitos presencialmente:

 

Cursos Presenciais

Bom, vamos começar falando dos cursos presenciais.

A sua vantagem se deve principalmente no fato de termos um profissional habilitado (professor) auxiliando nas dúvidas. Na maioria dos casos não será algo essencial, mas em alguns momentos poderá ser importante.

Podemos também citar os laboratórios como um fator interessante. Para os mais curiosos é bem legal termos arquivos físicos como referencia para futuros trabalhos.

Suas desvantagens estão no elevado custo. Independente da sua cidade, aqui no Brasil um curso presencial não é nada barato. Com os gastos com a fotografia já são um tanto elevados (corpo, lentes e acessórios) você deve pesar se realmente é o momento financeiro para isso, afinal além da mensalidade temos os fatores externos como passagens (ou gasolina), alimentação, etc…

 

Cursos Online

Falando dos cursos online de fotografia, temos aí algumas boas opções. Basicamente nesta modalidade você pode estudar de duas formas: Adquirir o conhecimento através de apostilas ou os famosos vídeos aulas (grande maioria já disponibilizados em plataformas de Streaming).

Se você optar pela apostila, ela irá te dar o conhecimento teórico sobre o assunto, mas por um lado poderá te deixar na mão quando tiveres alguma dúvida ou quando precisar de algo mais “prático”.

A grande maioria acaba optando pelos ensino online (principalmente os vídeos aula) principalmente pela flexibilidade. Vivemos em um mundo cada vez mais veloz e o fato de podermos flexibilizar horários e locais para o estudo têm pesado a favor dos ensinos à distância.

 

Minha opinião?

Eu já fiz de tudo se tratando de fotografia. Já li uma apostila muito boa (que infelizmente não me lembro o nome), já fiz um curso online pago e também tive aulas presenciais com profissionais de realmente tirar o chapéu. Todas elas me acrescentaram algo com certeza.

Mas para mim, sem sombra de dúvida o que mais me gerou resultado foram as vídeos aulas que tive em um curso que comprei na internet.

 

Logo após citar isto, vem aí a pergunta que todo mundo me faz:

 

“Ah mas tem tantos vídeos no Youtube sobre fotografia, por quê preciso pagar por um??”

 

Essa frase faria sentido as pessoas esquecem de um detalhe. A abundância no YouTube realmente é gigantesca e provavelmente você acharia alguns vídeos muito bons, mas será que realmente sabemos o que procurar?

Quando decidir não fazer mais um curso presencial e comecei a procurar por conhecimento na internet, eu sentia a falta de algo estruturado e que me levasse para um conhecimento contínuo, algo que me levasse gradativamente ao conhecimento.

Você sabe, por exemplo, se é melhor estudar fotometria antes de estudarmos a composição fotográfica?

Estudo primeiro os balanços do branco ou a influência do flahs na fotografia?

Será que a ordem dos fatores altera o produto?

Procurar por tópicos aleatórios não estavam me levando para o caminho que eu queria ir.

Como mencionei anteriormente, já fiz alguns cursos online e pago. Até agora o mais completo que achei foi o Curso Online de Fotografia da WFour Cursos.

Esse curso é composto por todos os pontos que compõem a fotografia profissional, divididos em módulos e com vídeos de 50 horas de duração! É muito material didático!

Além do mais, ele consegue incorporar todos os níveis de conhecimento da área, ou seja, é recomendado tanto para iniciantes quanto para  pessoas que procuram se aprofundar em alguns assuntos de nível mais elevado.

Vou listar todos os tópicos abordados:

  • Sensores de câmeras digitais
  • Profundidade de campo
  • Compreendendo a Profundidade de Bits
  • Obturador e Diafragma
  • Composição Fotográfica
  • Fotografia de Paisagens
  • Equipamentos de Iluminação
  • Maquiagem digital e PhotoFiltre Studio
  • Montar um portfólio
  • Luz e Flash
  • Flash Eletrônico
  • Fotografia P&B
  • Duotônicos no Photoshop
  • Workflow de fotografia
  • Arquivos de imagem RAW
  • Imagem Câmera RAW
  • Fotografia para Casamento
  • Contrato para trabalho em casamentos
  • Fotografias com cores mais vivas
  • Balanço de branco
  • Tipos de iluminação
  • Softwares fotográficos

 

Outra grande vantagem é a emissão de um certificado digital. Caso você algum dia precise comprovar o seu conhecimento isto não será um problema.

Não é a toa que a empresa já possui mais de 50 mil ex-alunos.

O preço? R$ 29,00, barato não!?

 

 

Ficou com algumas dúvida? Gostaria de nos perguntar algo? Sinta-se a vontade, comente neste post e veja os nossos outros conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *